Instalar Impressora PDF com o Cups-PDF no Ubuntu

Essa dica serve para quem quiser instalar uma impressora PDF no Ubuntu sem precisar instalar o kprinter (veja o tópico http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=3060.0) e assim conseguir gerar arquivos PDFs no firefox e em qualquer outra aplicação não Gnome.

(Obs: nas aplicações do Gnome – Ex. Editor de Textos – a caixa de impressão oferece a opção de imprimir PDFs numa impressora virtual, então não é necessário fazer nada para criar PDFs nestes aplicativos)

O kprinter é uma maneira fácil de se criar uma impressora PDF mas existem ocasiões que ela não funciona, além de instalar várias bibliotecas do KDE no Ubuntu o que pode tornar o download demorado….


Essa dica serve para quem quiser instalar uma impressora PDF no Ubuntu sem precisar instalar o kprinter (veja o tópico http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=3060.0) e assim conseguir gerar arquivos PDFs no firefox e em qualquer outra aplicação não Gnome.(Obs: nas aplicações do Gnome – Ex. Editor de Textos – a caixa de impressão oferece a opção de imprimir PDFs numa impressora virtual, então não é necessário fazer nada para criar PDFs nestes aplicativos)O kprinter é uma maneira fácil de se criar uma impressora PDF mas existem ocasiões que ela não funciona, além de instalar várias bibliotecas do KDE no Ubuntu o que pode tornar o download demorado.

Outro dia eu precisava imprimir um arquivo em PDF a partir de um aplicativo Windows acessado através de um terminal Citrix MetaFrame Web, e não conseguia fazer o aplicativo Windows enxergar minha impressora PDF do kprinter. O aplicativo Windows enxergava as demais impressoras na minha máquina mas nada da tal impressora pdf do kprinter.Percebi que a única forma de fazer isso era instalar um driver de uma impressora real que, ao invés de imprimir para uma impressora de verdade, direciona a impressão para um arquivo PDF. Exatamente como fazem as impressoras PDF que existem para o Windows.

Pesquisando, descobri que existe um pacote nos repositórios do Ubuntu chamado CUPS-PDF e com ele é bem fácil de criar essa impressora. O Script funciona tanto no Gnome como no KDE e acredito que no XFCE também, isso porque ele atua no servidor de impressão (CUPS).

1) Instalação do CUPS-PDF.

– No terminal digite:
Código:

sudo apt-get install cups-pdf

ou abra o Synaptics, procure o pacote cups-pdf e o instale.

– A versão desse pacote para o Ubuntu Dapper possui um bug (no Breezy não testei), então ele deve ser corrigido da seguinte forma.

No terminal digite:
Código:

sudo chmod +s /usr/lib/cups/backend/cups-pdf

2) Criar a impressora PDF
– Vá até o menu: “Sistema/Administração/Impressora”
– Clique no ícone: “Nova Impressora”
– Ao abrir a caixa – “Adicionar Impressora” – perceba que no ítem – “usar uma impressora detectada” – aparece a seguinte impressora: “PDF Printer”. Selecione esta e clique em “Avançar”.
– Selecione em “Fabricante” – “Generic”, e em “Modelo” – “postscript color printer rev3b”. Depois “Avançar”.
– Escreva um nome para a sua impressora pdf. Ex. “PDF-Printer”. Se quiser você pode também digitar uma descrição e a localização para essa impressora (opcional).
– Clique em aplicar.

3) Testar a impressora
– Abra qualquer aplicativo – Ex.: Firefox – Vá no menu “Imprimir”, escolha a impressora PDF criada (no exemplo acima a “PDF-Printer”) e mande imprimir.
– Abra a sua “Pasta Pessoal” (também conhecido com Home) e veja que é criado automaticamente uma pasta chamada “PDF”. É ali que os arquivos PDFs são gravados.

Como esse script faz a impressora PDF parecer uma impressora de verdade, é bem provável que essa dica funcione com qualquer aplicativo linux e talvez seja possível até compartilhar essa impressora (com o SAMBA) com máquinas Windows, facilitando a criação de arquivos PDFs via rede.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *