Outro dia estava eu conversando com um cliente e não pude deixar de fuçar notar o seu BlackBerry Curve 8310. O recurso bacana que este aparelho tem é o GPS integrado mas quando pedi para ver o sistema em ação foi uma decepção total.
O que aconteceu é que não havia nenhum mapa instalado no aparelho e o seu dono não tinha a menor idéia de como instalar. Ele já tinha chamado o pessoal da TI para configurar e lhe ensinar a utilizar os recursos do aparelho mas o técnico pouco pôde fazer porque o manual estava em inglês (dá para acreditar?).
Como eu queria ver o negócio funcionando resolvi pedir o aparelho emprestado e instalei o Google Maps Mobile.
No Google Maps Mobile não é necessário baixar e instalar os mapas das localidades que se quer ter acesso, entretanto, é necessário uma conexão permanente com a Internet o que pode tornar a brincadeira cara, sem falar que não é possível acessar de onde não há conexão com Internet.
Mas os recursos superam as poucas desvantagens. É possível encontrar a localização de empresas, locais de interesses, restaurantes, prestadoras de serviços e qualquer coisa que esteja na Internet (no Google) e tenha um endereço relacionado.
Mesmo que o aparelho não possua GPS, o aplicativo do Google tenta descobrir a sua localização se baseando na localização das torres de celular. Não tem tanta precisão quanto o GPS mas quebra o galho.
A busca é rápida e funciona bem até com uma conexão EDGE. O que falar de uma 3G então?
Além do recurso de busca de serviços, ainda tem geração de rotas e visualização de satélite.
O aplicativo funciona na maioria dos celulares atuais com versões Java, Symbian e Windows Mobile.
Para instalar é só abrir o navegador do celular, ir no endereço http://www.google.com.br/gmm, instalar e fuçar.
Deixe um comentário