Camera360 Ultimate versus Vignette – Android

A maioria das câmeras de celulares perdem para as câmeras fotográficas normais (compactas point and shoot), tanto em resolução como na qualidade das fotos. Apesar dessa vantagem das compactas em relação as câmeras de celulares estar diminuindo, ela sempre vai existir por que a tecnologia dos sensores e lentes evoluem em ambas (compactas e celulares).

Mas a falta de qualidade vem sendo compensada nos smartphones de última geração com o uso de aplicativos de edição de fotos em tempo real. A aplicação de filtros que que dão aspecto de foto antiga, aplicam efeito de HDR, simulam fotos tiradas em Polaroids e outras câmeras antigas consagradas, são coisas que você não consegue fazer com uma câmera compacta comum (ainda) sem ter que passar as fotos para um computador e editar em software tipo Photoshop.

Esse tipo de aplicativo se tornou popular com o Instagram para iPhone. Nos smartphones com Android existem dezenas de apps no Android Market para a mesma finalidade e durante alguns meses testei algumas alternativas (PicSay, FxCamera, Photoshop Express, Vignette, CameraZoom, Picplz, HDR Camera, LgCamera, Camera360).

Como eu procurava um app para substituir o aplicativo de câmera original do meu aparelho e que já aplicasse o filtro automaticamente após a foto, escolhi para uso pessoal os seguintes: Camera360 e Vignette. Ambos são pagos mas possuem versões gratuitas com menos recursos.

Abaixo faço um review dos principais recursos de cada:

 

Vignette

Este excelente aplicativo possui uma grande quantidade de filtros (troca de cores, efeitos de lente, HDR, envelhecimento, simulação de câmeras antigas, etc). Além disso ele permite que você combine 2 filtros diferentes na mesma foto criando novos visuais. Por exemplo, você pode aplicar um filtro de troca de cores (trocar o vermelho pelo azul) e aplicar um filtro de grãos de filme.

Permite muitas configurações na câmera como por exemplo escolha de iso, foco automático/manual/fixo, crontraste, brilho.

A interface para seleção de filtros e configurações da câmera é um pouco confusa por causa das diversas opções.

 

Alguns recursos interessantes

Time Lapse – Aqueles vídeos legais que a gente vê na Internet pode ser feito com o Vignette. Time Lapse são vídeos que aceleram a passagem do tempo e são feitos juntando fotos tiradas periodicamente (a cada 1 minuto por exemplo), sendo cada foto tirada um frame do vídeo. Com o Vignette você pode definir o tempo entre cada foto (15, 30, 60, 120 ou 240 segundos) e fazer isso aplicando seus filtros e efeitos. O Vignette só faz as fotos, o vídeo você terá que fazer com outro programa de edição de vídeo qualquer.

Frame – Você pode definir a proporção da sua foto como 16:9 (widescreen), 4:3 (standard), full screen (proporção da tela do teu celular) e muitas outras proporções. Independente da resolução que você utilizar, ele recorta a foto na proporção escolhida.

 

Interface para bater a foto – Uma das coisas que eu mais gostei no Vignette é o modo para bater a foto. Você toca na tela (em qualquer região) e fica pressionando para que o foco automático seja acionado, e ao soltar o dedo da tela ele bate a foto. Isso garante uma melhor firmeza e evita o tremido na foto. Mas você também pode simplesmente dar um toque rápido na tela ou usar o botão da câmera para fazer a sua foto.

Edição de fotos da galeria – Você já tem uma foto feita com outro aplicativo e gostaria de aplicar um efeito do Vignette? É só abrir a foto da galeria, escolher o efeito e salvar.

 

 

Camera360 Ultimate

Outro excelente aplicativo (e o meu preferido), que também possui uma boa quantidade de filtros. A interface é bem organizada permitindo acesso rápido aos filtros e efeitos.

 

Recursos interessantes:

Interface para a seleção dos filtros e efeitos – É muito fácil e rápido escolher e trocar de filtro ou efeito. Os ícones são grandes e de fácil entendimento. Se você tem preferência por um filtro específico pode criar um link para este filtro ou efeito no seu HomeScreen.

 

Efeito Tilt-shift – Ao utilizar este efeito você cria a sensação de fotografar uma maquete ou miniatura. O Vignette também possui este efeito mas a quantidade de opções de configuração são muito maiores no Camera360.

Efeito Color-shift – Você já deve ter visto uma foto onde uma parte é colorida e o resto preto e branco!  No Camera360 você seleciona um  ponto na tela com a cor que você deseja manter e o filtro torna preto e branco todas outras cores ou você pode fazer o inverso também, selecionar a cor que fique em preto e branco. O Vignette  possui um efeito de troca de cores pré-definidas swap color (exemplo: tudo que é vermelho fica verde).

 

Compartilhamento – Os desenvolvedores do Camera360 acrescentaram um novo recurso nas últimas versões do aplicativo, chamado Shared Box. É semelhante a galeria de fotos mas mostra apenas as fotos do Camera360, já redimensionadas para um compartilhamento rápido em redes sociais, e-mail, etc.

Filtro HDR – Meu filtro preferido. Existem duas versões do filtro, uma mais ligth e outra mais heavy (onde as cores ficam berrantes). O HDR é fake mas dá um animo nas fotos mesmo em dias nublados.

  

 

Não posso deixar de citar o PicSay que é um excelente aplicativo para edição de fotos já feitas com outros aplicativos com muitos efeitos, filtros, correções de cor e redimensionamento.

 

Comentários

2 respostas para “Camera360 Ultimate versus Vignette – Android”

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Ótimo comparativo. As fotos tiradas pelo vignette no meu galaxy sii ficam muito boas. Eu ainda não consegui me acertar com a câmera nativa dele, ficam muito ruins.

  2. Avatar de Adalmo
    Adalmo

    O camera 360 é o melhor aplicativo no gênero, já testei todos e nenhum se compara a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *